Quem disse que nos Estados Unidos não se aprecia futebol? Bom, um brasileiro já causa admiração por lá. Neymar foi personagem de uma matéria do New York Times. Na reportagem, o pai do craque da Seleção tenta explicar como é a visão da carreira do atacante e cita o ditado: “Calça de veludo ou bunda de fora”.
No inglês, a expressão é de difícil tradução, mas certamente vale para o jogador. Com ele, é tudo ou nada. E as cobranças também. No texto, o jornalista Sam Borden coloca uma pergunta que é frequentemente feita ao camisa 11 pelas pessoas: “Você é realmente melhor que Messi?”.
“O sucesso do seu filho, continuou ele, sempre foi baseado no risco. Em achar o meio termo entre rápido e devagar, em possibilidades e cuidados”, diz o repórter.
Outra pergunta frequente que é citada na matéria: “Quando Neymar irá para a Europa?”. Segundo o pai do atacante, são muitas as vezes em que a frase é ouvida por ele. Não é por menos. A descrição de Neymar na reportagem justifica a tal ansiedade de ver ele em um cenário mundial.
“Aos 20 anos, Neymar já é o atleta mais bem pago no Brasil. Ele é a cara e o futuro da meca do futebol, a América do Sul. Ele é, nas palavras de ninguém menos do que o maior jogador da história (Pelé, que jogou no Cosmos, nos Estados Unidos), um mago com pés mágicos. Mas, apesar disso tudo, o pai dele diz que o ditado brasileiro (expressado lá em cima) tem guiado ele”, diz o texto. Ou seja, pés no chão e cuidado com o tudo ou nada.
Por aí se avalia a pressão que enfrenta o craque. A entrevista com Neymar pai ocorreu em Nova York durante a passagem da Seleção Brasileira para o amistoso diante da Argentina.
Pelo tom, o repórter trata de fazer uma ‘apresentação’ de Neymar para o público americano. O certo é que o futebol do santista já ultrapassa barreiras impensáveis em anos anteriores.
Fonte: globoesporte.globo.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário